saúde

Confirmado primeiro caso de Gripe A em Santa Maria

da Redação


Foto: Renan Mattos (Diário)

Durante campanha nacional, mais de 102 mil pessoas receberam a dose da vacina que protege contra a gripe na cidade

O último boletim epidemiológico de Influenza divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) apontou o primeiro caso de Gripe A em Santa Maria. A informação foi confirmada, também, pela Superintendência Municipal de Vigilância em Saúde, que disse que o caso de H1N1 é de uma criança de 3 meses de idade que ainda não havia recebido a imunização porque não estava em idade vacinal.

Entrega da obra de creche no Cipriano da Rocha é adiada outra vez

Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, a criança apresentou os sintomas em junho e, após ter sido feito exame e constatada a gripe, a criança foi internada para tratamento específico, no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), recebendo alta posteriormente.

Com estoque baixo, prefeitura reforça pedido de doações para Campanha do Agasalho

Ainda de acordo com o Executivo, não há mais casos suspeitos notificados na Vigilância em Saúde em investigação na cidade. O órgão e a SES reforçam que apenas casos com síndrome respiratória aguda grave (em que o paciente é hospitalizado com quadro febril, tosse ou dor de garganta e dificuldade respiratória, com suporte de oxigênio) são notificados.

Além de Santa Maria, outro município da região também apresenta casos confirmados de gripe: conforme o documento do governo do Estado, São Gabriel possui, até agora, quatro casos registrados de H1N1 e um caso de H3N2, tendo um desses casos resultado na morte de um idoso de 71 anos, no dia 11 de maio.

Até o momento, 18 pessoas morreram no Rio Grande do Sul em decorrência da Influenza neste ano. No total, o boletim epidemiológico aponta 133 confirmações de gripe até 13 de julho, em 49 cidades gaúchas. Em 2018, eram 383 até a primeira semana do mês. A região Metropolitana registra 51,1% dos casos, com 40 só em Porto Alegre. Canoas teve 11 confirmações, seguida de São Gabriel, Passo Fundo e Santa Cruz do Sul, ambas com cinco. 

Depois que o paciente tem o diagnóstico de gripe A, os órgãos de saúde são notificados. Após a realização de novos exames, é o Centro Estadual de Vigilância em Saúde e a Coordenadoria Regional de Saúde que vão confirmar o caso ou descartar a suspeita. 

VACINAÇÃO
As vacinas contra a gripe já não estão mais disponíveis na rede pública de saúde. Durante a Campanha Nacional de Imunização Contra a Gripe em Santa Maria (realizada entre 10 de abril e 14 de junho) foram vacinadas 102.209 pessoas, sendo 77,32% de grupos prioritários. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anvisa reclassifica agrotóxicos muito tóxicos em categorias mais baixas Anterior

Anvisa reclassifica agrotóxicos muito tóxicos em categorias mais baixas

Cirurgião dentista fala sobre avanços na área Próximo

Cirurgião dentista fala sobre avanços na área

Saúde